Já comentei aqui sobre as principais regiões de interesse turístico em Estocolmo, cidade linda que conheci em setembro. Nesse post, vou falar um pouco de uma delas: a região que fica perto da estação de trem central (Stockholm Centralstation no seu mapa). É ali que param muitos dos ônibus de/para os aeroportos. E ali pertinho fica a Sergels Torg, uma praça que costuma receber manifestações e serve de ponto de encontro pra muita gente, inclusive pra os walking tours que eu fiz.
(Parênteses pra falar dos tours: o Free Tour Stockholm funciona naquele esquema de tour “grátis” que já expliquei aqui e tem dois passeios diferentes: o City Tour, que se concentra mais nessa parte comercial e faz um panorama da história da cidade e dos principais pontos turísticos (além de contar curiosidades como a origem do termo “síndrome de Estocolmo”), e o Old Town Tour, que percorre Gamla Stan. Fecha parênteses.)
Nessa parte central, outro dos pontos principais é a Drottninggatan, uma rua só pra pedestres cheia de lojas e restaurantes, onde você pode encontrar vários cafés, entre eles uma das filiais da Espresso House, que eu adorei. Essa rua vai dar na Sergels Torg e nas perpendiculares a ela tem vários restaurantes e padarias legais. Uma boa opção pra comer barato por ali é o mexicano La Neta, um restaurante meio fast-food que tem tacos gostosinhos, acessíveis e que ficam prontos rapidinho ;)
Também por ali, você pode dar um pulo na Biblioteca Nacional (National Library of Sweden), que tem um gramado simpático pra tirar um cochilo; no mercado Hötorget, que não é lá essas coooisas, mas vale uma passadinha; e no Kungsträdgarden, um jardim bem simpático e movimentado que fica por trás da Opera House, que também merece uma olhada :)
Na ilha do lado, a uma caminhada curta desde a Central Station, você encontra a prefeitura (City Hall, ou Stadshuset). O prédio pode ser visto desde Gamla Stan e oferece uma vista massa do topo da sua torre. Pra subir, o ideal é chegar meio cedo, já que só são vendidos até 30 ingressos (por 40 coroas suecas cada) por visita. Você só pode comprar os bilhetes no dia da visita, com horário marcado (provavelmente pra uns 30 minutos ou uma hora depois) e a bilheteria abre às 9h. Pra esperar sua vez, se o tempo estiver bom recomendo sentar-se na beira d’água e admirar a paisagem :D O prédio em si também pode ser visitado, mas eu pulei essa parte, hehe.
Arquivo em:Estocolmo
