Quantcast
Channel: Janelas Abertas » Estocolmo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Estocolmo: Södermalm, o bairro descolado

$
0
0

Se você for fã dos livros de Stieg Larsson, autor da trilogia Millenium, já deve ter ouvido falar em Södermalm, o bairro mais trendy de Estocolmo, onde vivem os personagens dos livros/filmes. Pra quem quiser percorrer os lugares mencionados nas histórias, uma opção é fazer um dos tours dedicados à trilogia. Mas mesmo que você não faça ideia de quem é Lisbeth Salander, um passeio por Södermalm é altamente recomendado, porque esse distrito é lar de cinemas de arte, brechós, cafés descolados e bares interessantes, entre outros pequenos tesouros que podem ser descobertos em uma caminhada descompromissada :)

~IMG_1065

Lojas e mais lojas legais :)

<3

<3

Aliás, brechós e coisas vintage em geral são muito comuns na capital sueca. Perdi a conta do número de lojas dedicadas a vender roupas e objetos de decoração de segunda mão, além de lojinhas de designers independentes e outras tentações. E parece que elas são muito frequentadas: vi muita gente estilosa por lá, com roupas bem diferentes. Dou valor ;) Se você quiser torrar umas coroas suecas, tem umas dicas de lojas aqui. Minha amiga comprou roupas baratíssimas na Stockholms Stadsmission, que tem uma unidade grande na Hornsgatan 58.

Ainda na Hornsgatan, uma dica é ir no Mellqvist Kaffebar, a cafeteria preferida de Larsson e dos seus personagens. Ela fica no número 78 (na verdade nesse trecho a rua vira é Bysis Torg, meio que uma pracinha, e o café fica no número 6 – é meio confuso, mas depois de ver a foto você reconhece). O café é pequeno e simples, mas é popular entre os locais (e não só entre turistas e Milleniummaníacos) e tem umas comidinhas e cafés gostosos.

Mellqvist Kaffebar

Mellqvist Kaffebar, uma sueca estilosa e um sueco gatinho (o que não falta por lá) ;)

Se você conseguir um lugar pra sentar na frente, aproveite pra observar o povo em volta, um dos meus passatempos preferidos. E não estranhe se alguém pedir pra sentar na sua mesa – é muito comum fazer isso por lá, e foi assim que conhecemos um escritor que tava pesquisando pra escrever uma matéria sobre papéis de gênero na Suécia e promete ser o próximo Stieg Larsson ;) Por precaução, pedi logo um autógrafo. Vai que ele fica famoso mesmo, né?

A parte externa do café

A parte externa do café

IMG_1118

Você vai encontrar esses bolinhos de cardamomo ou de canela (Kanelbulle) em todo lugar. Nham!

Pelo que o povo de lá nos falou, a maioria dos lugares trendy de Södermalm fica em SoFo (a área ao sul da rua Folkungagatan) e na rua Götgatan. Mas você também pode simplesmente caminhar sem rumo, tomando o cuidado de desviar dos muitos latte papas (pais que tiram “licença paternidade” e passam o dia passeando com carrinhos de bebê e um latte na mão. Adorei!).

Andando por lá, acabamos esbarrando em um pequeno cemitério bem bonitinho e num mirante onde dá pra ter uma vista bem legal da cidade (de graça!). Infelizmente não lembro exatamente como chegar nele (quen quen quen), mas sei que era perto de Bellmansgatan (uma rua bem fofa, onde fica a casa de Mikael Blomqvist, também da trilogia Millenium). Outra parada legal é na Medborgarplatsen, uma das maiores praças da cidade, onde rolam eventos. Tivemos a sorte de encontrar uma banda massa tocando blues, e de lá pegamos o metrô pra voltar pra o centro :)

Mirante

Mirante, com a Prefeitura lá no fundo

Bellmansgatan

Música na

Música de rua na Medborgarplatsen :)


Arquivo em:Estocolmo

Viewing all articles
Browse latest Browse all 7